É Fácil ser Mãe?

06/03/17

ScessoSouMãe!

 

É fácil ser mãe? #3

 

É fácil ser mãe? Certa noite fui surpreendida com essa pergunta!

 Pasmem, essa pergunta veio da minha filha de 7 anos, durante a hora do banho, quando a auxiliava a escovar os cabelos.

Por alguns minutos fiquei em silêncio, muda, sem resposta, quando a pergunta foi feita novamente: é fácil ser mãe?

É sobre essa pergunta que faço uma breve reflexão. Será que é fácil ser mãe?

Ser mãe atualmente exige uma dedicação grandiosa, pois muitas de nós somos mães, trabalhadoras, empreendedoras, esposas, donas de casa, mulheres. Mulheres com grandes expectativas e medos perseverantes, medos que muitas vezes não podem ser falados. Medo de não educar da melhor forma, medo de não agradar a cada refeição, medo de não fazer esse papel da melhor forma, enfim, muitos medos!

Ser mãe é dedicar-se em ser a melhor sempre, porém no que nos baseamos para ser a melhor? Naquilo que aprendemos enquanto filha? Com base em revistas especializadas? Em teorias? Eu diria que nos baseamos naquilo que acreditamos.

Ser mãe é um dos papéis que escolhemos exercer, papel esse que exige uma carga de energia enorme!

Como dizer para minha filha que ser mãe é fácil? Depois de um dia exaustivo, ter que preparar um lanche, dar banho, olhar o tema, escutar as histórias. Ter que pensar no dia seguinte e pensar no futuro com todos os temores.

Como dizer que é difícil? Se o difícil incluiria ela!

Cá entre nós, não é muito fácil ser mãe, mas temos recompensas: abraços sinceros, beijos recheados de amor, perguntas surpreendentes, risadas doces e espontâneas, desenhos realistas, reviver a infância ao correr na rua, pular corda, brincar, a possibilidade de ensinar alguém e de fazer um futuro melhor para o mundo!

 

Vocês devem estar pensando o que eu respondi para minha pequena.

Respondi que não era difícil ser mãe, mas ela e a mana eram a razão pela qual ansiava em vir para casa, razão de eu trabalhar e querer dar um futuro melhor a elas e a mim mesmo. Que me sentia cansada muitas vezes, mas isso não fazia minha vida mais difícil. Ela me olhou e com um sorriso no rosto me deu um forte abraço!

Confesso, entretanto, que essa pergunta me deixou um tanto quanto pensativa. Realmente não acredito que ser mãe seja difícil, mas também partilho a ideia de que não é fácil.

Ser mãe é fazer cada dia as tarefas dessa função materna com dedicação, carinho e amor, para colher os frutos no futuro.

 

 

 

 

Thais da Silva Scremin

Psicóloga pós graduada em Gestão de Recursos Humanos,

 Sócia Diretora na Virtude Consultoria

Atua no desenvolvimento de pessoas e organizações, como facilitadora e consultora.

Sua missão é desenvolver talentos e aprimorar políticas de gestão,

                                                    tornando ambientes corporativos mais humanizados.