Como a psicoterapia pode alavancar a sua carreira?

24/04/18

Como a psicoterapia pode alavancar a sua carreira?

 Já respondi essa pergunta algumas vezes. Algumas pessoas acreditam que a psicoterapia é destinada somente para pessoas que possuem algum transtorno psicológico grave, inclusive fazendo uso de medicação.

Contudo a terapia não é um tratamento exclusivo para casos psicológicos graves, ela pode ajudar qualquer pessoa que está em busca de seu próprio desenvolvimento pessoal ou profissional. Isso lhe parece estranho? Calma! Vamos esclarecer.

A base da psicoterapia é o autodesenvolvimento, é você tirar um tempo para olhar para si mesmo de uma forma mais técnica, uma vez que você conta com o auxílio de um profissional da psicologia. Esse olhar permite que você possa analisar seus pontos fortes e os potencializar para dar conta das suas fraquezas ou dificuldades.

Então, por que não usar a terapia para lhe ajudar a alavancar sua carreira?

Você já ficou com medo de errar ou dar um branco na hora de apresentar um projeto para seu gestor e esse medo o paralisou, impedindo-o de realizar a tarefa?

Você já perdeu uma oportunidade de viajar pela sua empresa devido ao seu medo de viajar de avião?

Você já deixou de dar um passo importante na sua carreira porque não teve coragem de levar seu projeto para a direção?

Você já deixou de entrar em um projeto por ter dificuldade de se relacionar com determinadas pessoas?

Você já se sentiu deprimido, culpado ou até mesmo estressado por algumas dessas situações ou por situações parecidas?

Você se identificou com algumas dessas situações?

Poderia citar outras tantas situações que podem prejudicar as pessoas na sua relação com o trabalho, mas essas são as que mais chegam até mim para serem resolvidas.

Aqui entra a psicoterapia. Nós, psicólogos, contamos com técnicas e procedimentos que podem ajudar você a superar e dar um novo sentindo às dificuldades que podem gerar certa insatisfação no seu trabalho. A psicoterapia pode lhe ajudar a criar novas estratégias para enfrentar suas dificuldades e modificar pontos negativos que você acredita possuir.

Quando você faz psicoterapia, você pode desenvolver estratégias para resolver questões que o limitam, sempre, claro, através do autoconhecimento.

Portanto psicoterapia tem tudo a ver com desenvolvimento profissional, com superação de limites e obtenção de resultados.

Lembre-se: Sua satisfação profissional depende de você!

Thais da Silva Scremin

Psicóloga pós graduada em Gestão de Recursos Humanos,

 Sócia Diretora na Virtude Consultoria

Atua no desenvolvimento de pessoas e organizações, como facilitadora e consultora.

Sua missão é desenvolver talentos e aprimorar políticas de gestão,

                                                    tornando ambientes corporativos mais humanizados.